terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Poema Vencedor do Concurso de Homenagem a José Afonso

RECORDAÇÃO

Tinha no rosto lavrado
Os traços da Liberdade
E nos seus versos marcado
Poemas feitos verdade.

Ainda estou lembrado
Num quarto fechado à chave
Sem saber o que fazia
Era criança, no entanto
Parecia haver encanto
Em tudo aquilo que ouvia.

Uma voz desconhecida
Calada e proibida
Nós ouvíamos cantar
Falava de Liberdade
Com sentido de verdade
“A canção de embalar”.

“Era de noite e levaram”
“Sete fadas me fadaram”
“Já o tempo se habitua”
Eram baladas, canções
Recheadas de emoções
“E a morte saiu à rua”.

“Traz outro amigo também”
“Os vampiros” cantou bem
“Só ouve o brado da terra”
“Viva o poder popular”
“Santa Maria a seu par”
“Ò altas fragas da serra”.

“Foi no Sábado passado”
“Foi na cidade do Sado”
“Eu vou ser como a toupeira”
“O coro da Primavera”
“De não saber o que me espera”
Cantava à sua maneira.

“Maria Faia”
“Índios da Meia Praia”
Cantava com voz serena
“O cantar alentejano”
“Chamaram-me um dia cigano”
“E Grândola vila morena”.

Autor: José Alberto Raposo

Sem comentários: